Aprovada redução da taxa de marinha
Projeto aprovado na Câmara dos
Deputados diminui a cobrança em até
60.6 e transfere 20′, da arrecadação da
União aos municípios
Após diversos adiamentos, foi aprovada ,
pela Câmara dos Deputados o projeto de lei do governo
5427/2013,
que altera a legislação sobre os terrenos de marinha no país.
Com o novo projeto, a redução na cobrança da taxa
pode ser de até 60%.
Outro avanço é a transferência de 20% de todas as receitas da União com os terrenos de marinha para os municípios. Onze estados serão afetados pela mudança, entre eles o Espírito Santo.
Tramitado em caráter terminativo na Câmara, o projeto de lei segue direto para o Senado. A proposta
estava sendo analisada pela comissão especial de Terrenos de Marinha da Câmara, presidida pelo Deputado Lelo Coimbra(PMDB).
O relator da matéria, deputado Cesar Colnago (PSDB),
disse que embora a intenção fosse extinguir a taxa,
houve um grande avanço.
Entre as principais mudanças entre o projeto enviado pelo governo e o parecer do relator, está a redução da taxa de laudêmio, que cai de 5% para 2%. “A retirada das benfeitorias para cálculo do laudêmio foi outra mudança, assim como a extinção das dívidas de té 10 mil que estejam vencidas há cinco anos”, afirmou Lelo.
o relator da proposta explica que hoje a receita do governo federal com terrenos de marinha é de R$850 milhões. Com as mudanças a arrecadação deve cair para 400 milhões.
“Hoje é o município que arca com a limpeza e iluminação das ruas em áreas de marinha. Agora de certa forma, os municípios serão compensados”, disse Colnago.
O projeto prevê ainda isenção da taxa de marinha para a população carente e com renda mensal de até R$ 3620,00, o equivalente a cinco salários mínimos.
Outro ganho do atual projeto é o parcelamento de débitos. Para as dívidas não inscritas na Dívida Ativa da União, o parcelamento pode ser de até 5 anos.
fonte:
grasselliengenharia
fonte:
grasselliengenharia
http://edihittcom.blogspot.com.br/2015/01/reducao-da-taxa-de-marinha-aprovada.html
ResponderExcluir